sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
Compliance em Gestão e Organização de Documentos e Informações
quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
O que é organização de documentos e informações - Definição e Importância
Como se diz no popular: organização é a arte de se ter “um lugar para
cada coisa, e cada coisa ter o seu lugar”. Mas, não se trata somente de colocar algo em um
lugar "x", neste âmbito é preciso pensar na funcionalidade, acessos, segurança e
usabilidade do processo em fase de organização. Se for documentos (dados e informações), alerto sobre a importância de se observar a legislação, as boas práticas de GDI (gestão de documentos e informações) e as recomendações do Conarq.
A palavra 'organização' é muita vezes apresentada como sinônimo de arrumação ou arranjo. Todavia, o termo em sua essência, à luz das disciplinas de organização do conhecimento e gestão da informação, tratadas na área de Ciência da Informação, vai muito além. Organização no contexto dos documentos (dados e informações) apresenta complexidade e requer adoção de instrumentos e procedimentos específicos e especializados.
A ideia deste post é apesentar o tema 'organização' em seu sentido mais amplo, com destaque para a organização dos documentos e informações corporativas, e assim elevar a sua percepção sobre o assunto.
Entenda, o segredo da recuperação eficaz e efetiva da informação, seja em um sistema físico ou digital, está nos padrões de organização, ou seja, nos instrumentos adotados e procedimentos desenvolvidos. Por isso, não negligencie os métodos, procedimentos e técnicas de organização da informação em seus sistemas e processos em seu sentido amplo.
Sistemas de informação e processos dependem da organização em seu sentido amplo. Senão, a recuperação da informação fica ineficiente. Não há coisa pior que procurar por um documento no arquivo e não o encontrar. Fazer uma pesquisa em uma base de dados ou biblioteca e não obter a informação que se precisa no momento da tomada de decisão.
E para finalizar o post de hoje digo, invista na organização. Seja no seu sentido amplo ou restrito. Invista nela. Não a perca de vista e busque sempre pela melhoria continua em seus processos e atividades.
No que tange a organização dos documentos e informações de sua empresa, oriento a você a aplicar a organização no seu sentido mais amplo. Se precisar de ajuda, estou aqui.
O que achou do post de hoje, deixa aqui sua opinião e compartilhe como se dá o processo de organização das informações e documentos do seu departamento ou escritório no dia-a-dia da sua instituição.
Dúvidas? Estou aqui para
ajudar!
Organize os documentos e informações do seu escritório ou departamento comigo!
domingo, 2 de janeiro de 2022
Projeto Mapeamento de Processos
Mapeamento de processo: Projeto de Mapeamento do fluxo de malote (logística de recebimento e entrega de materias) do departamento de uma empresa do ramo de educação.
Atividades realizadas: Leituras. Tabulação de dados de questionário e análise de conteúdo de informações advindas das entrevistas. Fluxogramas. Identificação de necessidades dos usuários chaves. Mapeamento dos processos chaves. Desenho do processo de malote sugerido como opção para melhorar o fluxo de malote da empresa que sofria falhas em pontos do processo de recepção, transporte e entrega de material entre unidades.
O trabalho consistiu em mapear e desenhar processos, para a padronização de rotinas e atividades envolvida com fluxo de malote em uma organização. Está proposta possibilitou o atendimento efetivo, dinâmico e coerente em relação aos serviços de malotes realizados pelos usuários do sistema em questão analisados, e ao mesmo tempo, proporcionam aos funcionários deste sistema agilidade e segurança nas atividades desenvolvidas.
Onde: Particular. Belo Horizonte.
Projeto Construção Hemeroteca
Fontes: Jornais e Revistas especializadas. Entrevistas com profissionais envolvidos com o projeto a fim de compreender as suas reais necessidades de informações. Aplicação de questionários com pessoas parte do público alvo do projeto.
Atividades: Tabulação de dados de questionário. Reuniões para discussão e análise das entrevistas. Mapeamento de necessidades dos usuários. Seleção de Fontes de Informação para construção da hemeroteca. Leitura e Seleção de notícias. Recorte e separação dos assuntos a compor a hemeroteca do projeto. Organização do acervo de notícias (assuntos) conforme necessidades do público envolvido.
O objetivo deste projeto foi o de incentivar a leitura de fontes com jornal e revistas de conteúdos relevantes para o público alvo.
O público alvo não precisa mais buscar os assuntos em meio tantas informações, a busca de informação por meio da hemeroteca se tornou mais objetiva e rápida. Este projeto disponibilizou a hemeroteca em pastas e armários.
Onde: Particular. Belo Horizonte
Diagnóstico Técnico Documental
O diagnóstico documental, compreende a identificação e levantamento das fontes de dados, informação e documentos da Instituição. Oferece a empresa uma visão mais estratégica e detalhada do seu acervo. É um processo objetivo, intenso e mais detalhado. Ele pode ser feito também para dados e informações.
O diagnóstico representa mostra o retrato da situação atual da empresa, vem com um mapeamento detalhado do sistema. Apresenta sugestão de melhores formas de tratamento, manuseio, guarda, descarte dos documentos. Inclui análise crítica do sistema e plano de ação. Pode incluir documentação técnica, tais como política de gestão documental, plano de classificação, tabela de temporalidade e manual de gestão.
Mapeamento de Documentos (dados e informações)
Desenvolvimento de mapeamento e levantamento de dados (documentos e informações).
Desenho de processos, arquitetura e organização de informações. Ideal para construção de sistemas de informação especializados, como GED/ECM.
O mapeamento pode se dá na forma de fluxogramas, gráficos e gera relatórios. O mapeamento tende a apresentar volume total do acervo, suas especificidades e tipos de fontes de informação, bem como, estado de conservação e apresentação dos documentos e informações.
Mapeamento de dados LGPD. Criamos data mapping, processo pelo qual identificamos dados coletados, recebidos e processados pela organização. Bem como, documentos e informações. Estabelecemos gestão, organização, tratamento e temporalidade para o arquivamento adequado dos dados e informações.
Inventário de Documentos
Construção de Inventários de dados, documentos e informações, em arquivos e bibliotecas.
O inventário representa a descrição do acervo informacional de um negócio. Ele identifica os principais documentos e processos, seja de um sistema, arquivo ou biblioteca, com apresentação da situação macro da questão informacional e documental da empresa. Inventário de dados e informações.
Processo mais objetivo e ágil. Aqui a empresa tem um retrato macro da situação geral do seu acervo, seja Arquivístico ou bibliográfico. Pode incluir plano de ação.
Vocabulário Controlado
Índices e Vocabulários Controlados para facilitar a busca e recuperação das informações
O Vocabulário Controlado compreende uma lista de termos que serve como catálogo de terminologia padronizada da linguagem documentária de uma área ou empresa.
O Tesauro, por exemplo, como vocabulário controlado, objetiva controlar sinônimos, padronizar, organizar, classificar termos, facilitando a indexação e recuperação da informação.
Plano de Classificação de Documentos (PCD)
Elaboração do Plano de Classificação de Documentos (PCD) para a empresa ou departamento.
Este instrumento é resultante do processo de diagnostico e avaliação, visa ordenar, classificar e propor esquema de organização para cada item documental gerado ou recebido pela instituição no seu dia a dia. Lembrando que as atividades e processos dentro de empresa existe em função específica, faz-se cumprir atribuições, competências e atividades.
Os documentos são classificados e ordenados por assunto. Separa-se as atividades-meio, das atividades-fim.
Instrumento de Gestão e Organização de Documentos.
Tabelas de Temporalidade de Documentos (TTD)
Elaboração da Tabelas de Temporalidade de Documentos (TTD) para a empresa ou departamento.
A TTD é um instrumento de gestão documental, onde a empresa define o prazo de guarda de seus documentos, bem como dos destino deles após o término desse período.
Este instrumento de gestão é resultante da avaliação dos documentos produzidos/recebidos pela instituição. Ele diz sobre o prazo de guarda e destinação final de cada documento na empresa.
Considera o ciclo de vida do documentos as fases: correte, intermediária e permanente.
Instrumento de Gestão e Organização de Documentos.
Cursos, Treinamentos e Workshops
Cursos, Treinamentos e Workshops: para instituições, empreendedores e profissionais interessados em gestão e organização de documentos e informações.
Gestão e Organização de Documentos e Informações
Preparo de Documentos
Digitalização de Documentos
Gestão Acervo Acadêmico I Portaria 315:2018 MEC
Serviços on demand.
Presencial ou On-line.
Mapeamento de Documentos (dados e informações)
Mapeamento de dados, documentos e processos em instituições: identificação de necessidades dos usuários; Levantamento de dados, documentos e informações; e Mapeamento de documentos e processos.
Mapeamento e organização de documentos em pastas e diretórios, com o objetivo de reduz duplicidade de pastas, melhorar processo de busca e recuperação de informações, padronização de processo de arquivamento dos documentos.
Mapeamento de acervos em bibliotecas e arquivos. com levantamento documental do acervo/coleções, tanto volumes, quanto formatos, suportes e estado de preservação.
Gestão de Acervo Acadêmico I Portaria 315:2018.
Gestão de Acervo Acadêmico em conformidade com a Portaria 315:2018.
Portaria MEC 315: PORTARIA Nº 315, DE 4 DE ABRIL DE 2018 - Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Portaria 092/2011: As IES e suas mantenedoras, integrantes do sistema federal de ensino, ficam obrigadas a manter, sob sua custódia, os documentos referentes às informações acadêmicas, conforme especificações contidas no Código de Classificação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior, aprovados pela Portaria AN/MJ no92, de 23 de setembro de 2011, e suas eventuais alterações.
> Cursos, treinamentos e implementação de gestão e organização de acervo acadêmico em escolas, colégios, faculdades e universidades. Aqui você aprende o passo a passo para fazer a melhor adequação da sua instituição.
Desenvolvimento de Documentação Técnica (IT, MQ, POP, Formulários)
Desenvolvimento de Documentação Técnica (IT, MQ, POP, Formulários): Viabiliza a organização padronizar suas rotinas, processos e atividades, aplicando assim a possibilidade de atender aos requisitos e necessidades dos clientes (internos e externos).
Além do mais, a implementação de normas na empresa favorece o nível de organização interna devido a padronização e sistematização das atividades, o controle da administração e a produtividade, pois a empresa ganha tempo na execução das tarefas e agilidade nos controles internos.
Além desses benefícios, também tende a levar a redução de custos e do número de erros na execução de certos serviços ou atividades internas.
Formulários
Planilhas de controle
Instruções de Trabalho
Procedimentos da Qualidade
Manual da Qualidade
Política e Objetivos
Documentação Técnica GDI
Gestão e Organização de Documentos Digitais
Gestão e Organização da Informação eletrônica: Visa organizar os fluxos de dados, informações, e documentos dispostos em sistemas, diretórios, redes de computadores, e outros suportes de informação. Possibilita padronização, economia de tempo e recursos humanos e financeiros, assertividade nos processos de busca, mais agilidade e produtividade nas atividades.
Neste tipo de serviço, cria-se organogramas dos processos, estabelece política e sistema para a gestão do acervo digital e organiza os diretórios/pastas, digitalização, preparo de documentos e outros:
Planos de Classificação de Documentos (setorial/departamental)
Tabelas de Temporalidade de Documentos (prazos de guarda)
Controles de acesso ao acervo
Plano de Segurança para as informações
Adequação à LGPD
Planos e Procedimentos para eliminação de documentos
Diagnóstico Técnico Documental
Políticas, Procedimentos e Instruções de Trabalho para Arquivo
Fluxogramas e Organogramas
Índices I Tesauro I Instrumentos de Pesquisa